sábado, 31 de janeiro de 2015

O início da jornada



Finalmente chegou  o tão esperado controle...
E com ele decidi começar esse blog pra poder compartilhar com quem quiser ler minhas aventuras pelo mundo dos jogos de luta competitivos.
Olá, meu nome é Roque, tenho 22 anos e utilizo o apelido TOGOpuff dentro do mundo dos jogos virtuais. Sou apaixonado por jogos de luta desde sempre, mas nunca fui bom.
Esse ano decidi que ia investir (tempo e dinheiro) pra me tornar alguém no cenário competitivo. E é sobre isso que é esse blog. 
Vou utilizar esse espaço pra fazer um diário dessa jornada e assim construir mais uma ferramenta que me ajude a não desistir quando a frustração for grande demais.
Tenho 22 anos e nos últimos 10 anos só joguei no teclado. Quem joga sabe o que isso significa, principalmente pra jogos de luta... Me acostumei com o que chamamos de "atalhos do teclado", por exemplo... é muito mais fácil pular pra frente e defender ao mesmo tempo no teclado, já que a sua movimentação é pelas setas e você só precisa de 2 dedos para segurar pra frente e pra trás ao mesmo tempo... Fora que a execução no teclado de certos comandos é mais fácil de fazer porque não tem como você colocar uma direção a mais (a menos que você esteja apertando as teclas de qualquer jeito)...  Então, se eu era "tão bom" assim no teclado, por que mudar ? ...
Bem, primeiramente porque eu quero começar a competir e não tem como competir por um teclado (a não ser que sejam esses campeonatos online que não dão nada a não ser status dentro de um grupo fechado do facebook ou um fórum. Não é isso que estou buscando. Eu quero ir para os torneios grandes e competir contra os grandes jogadores. Não pelo dinheiro nem pela "fama" mas pela diversão de poder estar fazendo algo que eu gosto de forma séria, com outras pessoas que levam tão à sério ou até mais do que eu.
Então comprei o controle.

Nossa, como é difícil jogar num arcade stick (que é o nome certo desse controle)... Peguei ele as 10 da manhã de hoje, 31  de janeiro d 2015, Até as 4 da tarde eu não conseguia mandar hadoukens de forma consistente no street fighter. Agora já consigo, pelo menos no training... partidas contra outras pessoas são sempre uma coisa à parte... Ainda não confio nas minhas mãos nesse controle o suficiente pra sair enfrentando gente online, que joga a anos com o mesmo controle, com o mesmo personagem... Hoje foi meu primeiro dia, na vida, treinando street fighter IV sério. Edição Ultra... Jogo que vem sendo jogado desde 2009, passando pelas versões street fighter 4, super street fighter 4, super street fighter 4 arcade edition e finalmente a ultra street fighter 4. A maioria dos jogadores pegou todas essas versões. Eu estou começando no final. às vésperas do lançamento do Street Fighter V, que eu ainda não sei se vai rodar no meu computador ou não (mesmo no mínimo)... Espero que rode. Se não rodar vai ser uma tristeza.

Hoje foi o dia de aprender o básico das execuções... Foi um dia difícil, mas aprendi bastante. Não vou dizer que estou feliz... na verdade estou bem frustrado. Parte de mim tinha aquele sonho infantil que eu ia pegar o arcade stick e ia fazer todos aqueles combos fantásticos que eu vejo no youtube de primeira (ou segunda) tentativa. Já vi que vai requerer muito mais que uma semana de treino pra fazer alguma coisa que eu realmente ache legal nesses controles aqui.
É engraçado como esse controle entrega você quando você tá apertando botões sem objetivo nenhum. Como os botões são mais separados do que num controle normal, não saem "golpes aleatorios que dão certo." ou você sabe o que está fazendo, ou não sabe. É um tipo de tensão interessante.

Por hoje é isso. Ainda não escolhi qual personagem eu vou usar no ultra street fighter iv e ainda nem comecei a rabiscar um treinamento no the king of fighters XIII ... acho melhor me dedicar a um jogo de cada vez por enquanto...

Por hoje é isso, 
abraços 
TOGOpuff