domingo, 8 de fevereiro de 2015

O que significa "Footsies" ?


E aí galera !! :D
Começando agora a segunda parte do tutorial de Street Fighter : o que rola de verdade num jogo de luta ...
(sim eu mudo o nome do tutorial em todo post xD )

Hoje vamos falar de um assunto simples, porém que é imprescindível para se ganhar uma partida.
Você já assistiu alguma partida de nível mais elevado de jogo de luta ?
Se não, tudo bem, vai ser tudo bem explicadinho aqui.
Se sim, já viu quando os jogadores não tão usando golpe nenhum ? Quando eles ficam apenas andando pra frente e pra trás ? Então. Esses são os footsies !
Ah! Então footsie é ficar andando pra frente e pra trás sem objetivo nenhum ?
Não, mas a gente já chega na explicação.
Antes disso, vamos ver um vídeo rapidimho de outro jogo de luta, o Marvel vs Capcom 3.
Nesse vídeo um Doctor Doom
(esse personagem aqui)
Está a ponto de ganhar a partida, mas ele não pode dar mole senão o Magneto (magneto todo mudo sabe quem é, né ? :P ) pode acabar com a vida dele rápido. Marvel vs Capcom é um jogo muito rápido e normalmente quem acerta o primeiro hit faz um combo que mata o personagem do oponente.
Para evitar isso o Doctor Doom, em determinado momento do vídeo vai fazer esses footsies (andar pra trás e pra frente) procurando o melhor lugar pra ficar. 
O que isso significa ?
Significa que ele vai entrar e sair do alcance dos golpes do Magneto, como se ele estivesse jogando uma isca e vendo se o Magneto fisga. Isca essa que o Magneto fisgou quando ele dá uma rasteira no nada.
Aí vai o vídeo:



Deu pra perceber ?
Se não, tudo bem. Vai ficar tudo melhor explicadinho aqui embaixo.
Para falar de footsies vamos ter também que falar de dois outros conceitos avançados dos jogos de luta:

HITBOXES
e
HURTBOXES

Ok... Ok... muito nome num post só, eu sei.
Mas vai ficar bem fácil !

Fica fácil entender isso quando a gente pensa em como um jogo é feito. A computação como um todo ainda funciona em código binário, o que isso quer dizer é que não existem informações ambíguas. Ou uma coisa existe, ou ela não existe. Assim, fazer um jogo de luta seria algo muito difícil se o espaço que seu personagem ocupasse fosse exatamente o desenho que você vê dele na tela. Por que ? porque ia ser extremamente difícil (se não impossível) programar o personagem dentro de todas as curvas do corpo humano. Para solucionar isso eles utilizaram caixas. Exato. Boxes.
Isso significa que quando você vê um personagem num jogo de luta o espaço que ele realmente ocupa não é o que você está vendo, mas sim várias caixas que envolvem seu corpo e ficam invisíveis pra gente.
Se a gente fosse ver um jogo de luta como ele realmente, veríamos os personagens assim :

Tá vendo todas essas caixinhas que envolvem o personagem ? É à partir dessas caixinhas que o computador (ou o video game) entendem onde seu personagem está, e a imagem gráfica do personagem (ou o que você vê na tela) é só uma imagem feita pro jogo se tornar agradável e para diferenciar um monte de caixas de outro monte de caixas.
Sabe como lá no interior a gente é só um bando de osso e todo mundo é "igual" ?
Então. A mesma coisa a contece com jogos de luta... Lá no fundo todos os personagens de todos os jogos são um monte de caixas (normalmente verdes mesmo) amontoadas se mexendo e batendo em outro monte de caixas também verdes.
Ia ser meio chato, né ?
Essas caixas verdes são chamadas de hurtboxes (por isso eu coloquei em verde lá em cima ;D )
A tradução literal é caixas de dor, ou seja, onde seu oponente pode ser atingido.
Perceba na imagem que um pé do Yang está fora dessas caixas. Isso quer dizer que aquele pé é um "pé falso" ou seja, se você atacar naquele pesinho naquela posição ELE NAO TOMA DANO NENHUM. 
Por que ?
Porque não tem nenhuma caixa de dano (hurtboxes) alí.
Simples, né ?


TÁ, MAS O QUE QUE ISSO TEM A VER COM O TAL DOS FOOTSIES ?

Então, lembra o que eu disse do Doctor Doom naquele vídeo ? Que ele tava jogando uma isca pro Magneto ? Isso só é possível porque dentro de um nível mais avançado de jogo as pessoas sabem exatamente o alcance de seus golpes. O que isso quer dizer é que quando você usa um golpe o corpo do seu personagem se mexe, e automaticamente suas caixas verdes tem que se mexer junto com você. E isso leva a uma pergunta que explicará tudo daqui pra frente...
Se o meu personagem na verdade é um monte de caixas verdes então os golpes que ele usa também tem que ser caixas, né ?
SIM ! :D
Então se o Ken usar o chute médio abaixado ele vai na verdade estar assim :

Ta vendo aquela caixa vermelha ? Aquilo é uma hitbox
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah!
mas o que isso significa ?
Significa que dentro daquele quadrado vermelho é onde está o dano de verdade. O dano do jogo de luta é calculado à partir do contato desses quadrados vermelhos com os quadrados verdes do oponente.
Cada golpe tem seu próprio quadrado vermelho, alsguns deles são praticamente do desenho da parte do corpo que dá o golpe. (Igual no exemplo, onde o retângulo é quase exatamente onde está a perna do Ken), mas em algumas situações não é bem assim... Às vezes essas caixas são muito maiores do que o golpe parece ser...


Olha esse chute da Juri. Olha como o quadrado vermelho é grande ! Tá vendo que ele cobre uma área muito maior do que a perna dela ? Isso tem um motivo, mas eu não vou cobrir esse motivo nesse post, fica pra outro ;D
Basta entender que o golpe não é do tamanho da perna dela, é do tamanho daquele quadrado.
Certo ?
Espero que sim.
Então recapitulando.
Seu personagem na verdade é um bolo de quadrados verdes e quando você da um golpe o que você está fazendo é transformando momentâneamente alguns desses quadrados verdes em quadrados vermelhos, que ao entrar em contato com o oponnte (que também é um monte de quadrados verdes) causa dano. E o que a gente vê é isso aqui :

TÁ, MAS VOCÊ AINDA NÃO DISSE O QUE ISSO TEM A VER COM FOOTSIES !

Então, footsies é o resultado de uma série de habilidades mentais de quem tá jogando. uuuh~~~ poderes psíquicos ~~~
Não...
Footsies é a movimentação, sem atacar, onde você fica entrando e saindo do alcance dos golpes do opoente, esperando que ele dê algum golpe que não acerte.
Assim ele estará se colocando numa posição de risco, porque a guarde dele vai estar aberta e você vai poder atacar ele sem preocupações.
Normalmente esses espaços são curtos e é por isso que eu disse que é parte de habilidades mentais de jogadores.

Footsies são parte fundamental do que a gente chama de jogo neutro. Que são exatamente esses momentos na partida que os jogadores estão andando pra um lado e pro outro e lançando um golpe (normalmente um golpe que seja rápido e tenha um longo alcance, mas que nao deixe ele muito aberto pra receber um contra ataque). Assim você controla o campo, deixa o seu oponente em posições de desvantagem, e espera a hora certa de encaixar aquele combo bonito!

Meio difícil de entender né ?

É, eu sei.. footsies é algo difícil de explicar... Depende de muita coisa.. Vou fazer uma última tentativa...

Olha esse chute aqui do Ryu

Tá vendo como o golpe não acertou o Guile, mas mesmo assim ele ficou em posição de defesa ?
Isso são bons footsies. Essa imagem quer dizer que o Ryu deu o chute abaixado numa distância que ele não ia acertar o Guile, mas o Guile teve que reagir defensivamente (ok a gente não sabe o que vai acontecer depois, mas nem precisa) o importante é que deu tempo do Ryu lançar seu golpe e ameaçar o Guile e o Guile não pode reagir e contra atacar o Ryu por isso.
Momentos como esse ditam uma partida, deixam os jogadores impacientes e normalmente, querendo sair logo dessa posição neutra, cometem erros que não cometeriam normalmente...

Pra encerrar, vou deixar aqui um vídeo de um companheiro da cena de luta brasileira, o Guilherme Sarda, explicando melhor o que são esses tais footsies (com exemplos em vídeo qeu eu não tenho)


E é isso aí galera,
espero que eu possa ter passado algo pra vocês hoje
e aqui fica mais uma
paradinha TOGOpuff





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